2 de março de 2017

Do Fundo do Baú

Estava eu em meu primeiro dia de férias dando uma organizado em caixas de arquivo tentando encontrar coisas velhas pra desapegar quando encontro uma caixa com algumas revistas de música cristã.

Na minha adolescência eu basicamente colecionava dois títulos do gênero: a "Gospel Music CD" e, a minha favorita, "CCM Brasil Magazine". Apesar da temática ser a mesma eram publicações bem distintas e com propostas bem diferentes. Na minha sutil análise podemos resumir da seguinte maneira: Uma tentava empurrar o casting da gravadora a qual levava o mesmo nome da editora, enquanto a outra era uma versão brasileira de uma respeitada publicação americana que trazia matérias traduzidas e excelentes editoriais nacionais com diversidade e o melhor da música cristã. Conseguem identificar qual é qual?


Apesar dessas diferenças, ambas foram responsáveis por me apresentar artistas que até hoje acompanho. Ainda possuo todos os CDs e têm coisas lá raríssimas, inclusive. Tomei a liberdade de criar 3 playlists no Spotify pra quem quer matar a saudade dessas delícias. Na primeira temos as principais faixas internacionais que vieram na Gospel Music CD:




Na segunda temos os intérpretes nacionais da mesma revista:



E para finalizar, tudo junto e misturado, temos as melhores da CCM Brasil Magazine:



Espero que tenham curtido! Caso queiram salvar o conteúdo, basta dar um pulinho no blog Flash-back Gospel! Lá vocês vão encontrar todos os CDs das revistas disponíveis e muita coisa maneira.

1 de março de 2017

Amy Grant e a Comunidade LGBT


Voltemos a falar da Rainha da Música Cristã: Amy Grant. Um ícone não só no gênero, mas conhecida também por seus hits dos anos 80 e 90 no meio secular. Amy já acumula 39 anos de carreira. Neste Valentine's Day foi lançado seu novo single. "Say It With A Kiss" chegou junto com um lyric video muito fofo e sensível que mostra vários casais em momentos de afeto, incluindo fotos da própria Amy em seu casamento com seu atual marido Vince Gill. No clipe vemos a imagem de uma jovem beijando outra mulher no rosto. Pode-se interpretar como duas amigas ou um casal. No entanto a dos dois caras abraçados é mais óbvia. A Advocate buscou confirmação e teve a seguinte resposta de Jennifer Cooke (empresária da Amy): "Escolhemos fotos que acreditamos fazer todos se sentirem inclusos." O vídeo ainda mostra casais negros, casais multirraciais, uma mulher muçulmana, pessoas com necessidades especiais e crianças carentes. No entanto a possibilidade de inclusão de algo que represente a comunidade LGBT não agradou a comunidade cristã americana que já boicota o último álbum de Amy Grant.

Ao longo de sua carreira Amy sempre buscou ponderar suas crenças religiosas em respeito a comunidade LGBT, visto que grande parte de seus fãs são gays. Em 2013 com as notícias sobre a legalização da união homoafetiva em todo território americano, Amy deu sua primeira entrevista oficial ao público gay para a Pride Source onde falou: 

"Eu sei que a comunidade religiosa não foi muito acolhedora, mas eu só quero enfatizar que o caminho da fé nos leva à comunidade, mas é realmente sobre um relacionamento. O caminho da fé é estar disposto a ter um relacionamento com Deus e todos são bem vindos. Todos."

Vale lembrar que Amy possui uma versão do clipe de "Stay For Awhile" que insinua um romance lésbico e que em 2013 lançou em seu site uma t-shirt com um coração estampado com as cores do arco-íris e a frase "Love will find a way": "O amor encontrará o caminho" em inglês, acompanhado do lançamento de seu álbum de remixes que ganhou divulgação até na Parada Gay de São Francisco.

Vejam o clipe de Say It With A Kiss e tirem suas próprias conclusões, mores!