sexta-feira, 15 de setembro de 2017

20 anos de Voices: A girlband cristã mais famosa do Brasil


É isso mesmo que você leu! O Voices, mais famosa girlband cristã do Brasil completou 20 aninhos e eu não poderia deixar essa data passar em branco, né? Ainda que esteja escrevendo esse post com um certo atraso, já que o aniversário do grupo foi em Agosto. 😜

O que você talvez não saiba é que o Voices não foi criado para ser o Voices. Em 1997 a MK Publicitá (atual MK Music) precisava de títulos em outras línguas (preferencialmente inglês e espanhol) para participar da CD Expo 97. A ideia inicial seria Marina de Oliveira e Fernanda Brum formarem uma dubla. Seria um projeto piloto de "Amigas"? O "Mais Que Amigas, Friends"? [risos]

A dificuldade é que os timbres da Fernanda e da Marina eram bem distintos para se conseguir uma harmonia vocal e ambas não tinham experiência isso. "Vamos chamar aquela moça do Conjunto Ceará que cantava no Altos louvores, miga? Vamos! Vem, Eyshila!" A cantora então foi convidada para ajudar na parte técnica. Eyshila decide então chamar sua prima Jozyanne e sua irmã Liz Lanne para garantir que mais da metade do Voices fosse formado por uma mesma família uma harmonia vocal perfeita devido aos diferentes timbres das meninas.

O primeiro CD recebeu o título de "Colores Del Amor" e foi gravado em 15 DIAS! Isso mesmo! QUINZE DIAS! Aí você pergunta: Como? O repertório foi montado com músicas de outros artistas do cast da MK, sendo necessário apenas adaptar as letras para versões em espanhol/inglês. Curioso para conhecer todas as faixas originais do "Colores Del Amor"? Vamos lá!

1. "Celebrate The Lord" - Marina de Oliveira
Sim! O primeiro single que fez você despertar interesse pelo grupo foi gravado originalmente para o álbum "Momentos Vol. 2" de Marina. Eu particularmente prefiro a versão solo da Marininha.

2. "Encontrei Em Deus" - Eyshila
Retirada do álbum gótico suave conceitual "Tira-me Do Vale". Quem já era fã da cearense em 1997 reconheceu na hora!

3. "Amar Você" - Fernanda Brum
Original do primeiro álbum pela MK, "Meu Bem Maior".

4. "Teu Povo Te Louva" - Marina de Oliveira
Mais uma faixa do "Momentos Vol. 2".

5. "Maravilhosos Caminhos" - Maurizete Catarina
Essa pode ser surpresa para muitos! A música até parece que foi feita para o Voices devido aos vocais, estilo e arranjos. Mas na verdade é uma faixa do álbum "Luminosidade" de Maurizete pela MK.

6. "Meu Paraíso" - Maurizete Catarina
Mais uma faixa do "Luminosidade".

7. "Você É Tudo Que Eu Pedi Para Deus" - Marina de Oliveira
Um clássico de Marininha! Lançada originalmente no "Amo Você Vol. 3" essa música fez sucesso com aquele clipe das mil perucas de Marina. Lembra? Ganhou uma versão em espanhol cantada pelas meninas do Voices.

8. "Assim É O Amor" - Eyshila
O "Tira-me Do Vale" tá quase todo aqui?

9. "As Cores do Amor" - Fernanda Brum
Faixa que dá título ao CD do Voices é na verdade um dueto com Emerson Pinheiro no álbum "Sonhos" de Fernanda Brum.

10. "Te Adoramos" - Maurizete Catarina
Junto com a Eyshila ela tá concorrendo a ter metade do CD dela importado pro Voices.

11. "Motivos" - Jossana Glessa
Sempre foi uma das minhas preferidas do "Colores Del Amor" e por causa dessa música que conheci a Jossana, que a canta originalmente. O engraçado é que como eu conheci primeiro a versão do Voices, ao escutar a da Jossana eu sinto que foi ela quem regravou e fez uma versão em português. Tem cara de faixa bônus e no CD do Voices tem a participação da própria Jossana cantando em espanhol.

12. "Ao Amigo Distante" - Cristina Mel
Faixa retirada da Bíblia chamada "Dê Carinho", originalmente cantada pela voz mais doce do Brasil. Cristina Mel quase fez parte do Voices, mas sua agenda era impossível de conciliar. Imaginem em um universo paralelo um grupo Voices com a Mel? Meras backing-vocals, né mores? #AmigosDaMel 🐝

Quer ouvir o debut do Voices com todas essas versões originais? Segue lá a minha playlist no Spotify e dá o play!


Fonte: Wikipédia, Vitrola Alternativa